segunda-feira, 3 de agosto de 2009

YOGA - PRE CLASSICO

YOGA NOS SEUS PARAMETROS OCIDENTAIS - YOGA PRÉ CLÁSSICO
A época do surgimento da Yoga Pré-Clássico fica por volta de 5.000 a 3.000 a.C. e está baseada no florescimento da chamada civilização do Indo/Saraswati e, conseqüentemente, nas pesquisas feitas nas cidades descobertas nesta região como: Mohenjo-Daro, Harappa, Kalibangan e na cidade portuária de Lothal.
Nessa época surgiu o Rig-Veda, que é considerado o primeiro Veda, e posteriormente, também dentro deste mesmo período, surgiu o Atharva-Veda.

Os Vedas são divididos em duas partes básicas:

- Karma Kanda, que trata da ação.
- Jnana Kanda, que trata do conhecimento.

Esta época é considerada a era épica, pois nela é que surgiram os dois grandes poemas épicos indianos:
1. Ramayana (A vida de Rama) que, segundo alguns historiadores, surgiu por volta de 3.000 a 2.500 a.C. e é composto por 24.000 versos distribuídos em sete capítulos. É um livro importante para o estudioso da Yoga, pois trata, entre outras coisas, de Yamas, Niyamas, Dharma, Ahimsa, Tapas e, no final da obra, do Rama Gita (Cântico de Rama), que também circula como obra independente, à semelhança da Bhagavad-Gita, que faz parte do Mahabharata, na outra epopéia.
2. Mahabharata tem a sua composição situada por volta do século II a.C. É dito que inicialmente teria 100.000 estrofes com cerca de 200.000 versos. A versão que temos à disposição, atualmente, é composta por 18 livros dos quais o último, que alguns historiadores dizem ter sido acrescentado no começo da Era Cristã, trata da guerra entre os Pandavas e os Kauravas.

A Bhagavad-Gita, que está inserida dentro desta obra, é considerada, pela grande maioria dos estudiosos, o Quinto Veda e é de tal forma importante que passou a circular como um livro independente, que possui 18 capítulos, divididos em três partes de seis capítulos cada uma:

- A primeira parte trata do indivíduo (Jiva).
- A segunda do Senhor (Ishvara).
- A terceira trata da identidade entre a criatura e o Criador (Jiva e Ishvara).

De acordo com a tradição védica a criação passa por quatro eras ou Yugas, que são: Krta, Dvapara, Tetra e Kali. O surgimento do Mahabharata marca o início da Kali Yuga.
Nesta mesma época, pré-clássica, junto com os Vedas surgiram os Tantras, que têm origem Védica. Os Tantras enfatizam a devoção à Deusa (aspecto feminino de Deus) e não somente ao aspecto masculino de Deus.
"O culto da Deusa, que está no âmago de muitas escolas tântricas, já existia no princípio da época Védica. Alguns estudiosos, por isso, atribuíram ao Tantra uma antiguidade tão grande quanto a dos Vedas, se não mesmo maior. Enquanto fenômeno literário, porém, o Tantra parece ter surgido muito antes da metade do primeiro milênio d.C."
(A Tradição do Yoga, pág. 418 , Feverstein).