segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TIPOS DE YOGA

TIPOS DE YOGA:

HATHA YOGA: Este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.

ASHTANGA YOGA: É uma das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas aos poucos, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.É indicada para quem gosta de trabalhar o corpo com práticas mais fortes.

IYENGAR YOGA: Desenvolvido pelo indiano B.K.S. Iyengar (que foi aluno do mesmo mestre do criador do ashtanga), é também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.

POWER YOGA: Os movimentos são fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras. É indicada para quem quer melhorar o condicionamento físico. Sua prática faz aumentar a força, resistência e flexibilidade do corpo, além de ajudar na concentração.

KUNDALINI YOGA: Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem como objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo). É indicada para quem quer um maior trabalho espiritual.

RAJA YOGA: Tem como a meditação seu foco. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual da pessoa e não tem ênfase no esforço físico. É indicada para quem sofre de insônia, para acalmar a mente e aumentar a concentração.