segunda-feira, 3 de agosto de 2009

YOGA

A palavra Yoga é encontrada nos Vedas, mais especificamente nas várias Upanishads, sempre com o significado de tudo aquilo que serve como um meio para se alcançar o equilíbrio da personalidade e o autoconhecimento.
A palavra yoga vem do sânscrito e significa jungir ou juntar, unir ou comungar. Algumas pessoas acreditam que a prática da yoga se reduz a uma série de exercícios ou posturas, que em sânscrito se chamam ásanas, que ajudam na flexibilidade e qualidade muscular. Elas não estão erradas, mas yoga é muito mais do que isso. A yoga nos conduz ao verdadeiro caminho de união da nossa vontade com a vontade de Deus.
Yoga nos ensina a concentração, a disciplina do corpo, do intelecto, da mente, das emoções, e, principalmente, da vontade. Escolher a yoga é uma atitude da alma, como um chamamento. Praticar a yoga é muito mais do que fazer malabarismos com o corpo. Yoga é uma atitude, uma filosofia de vida que engloba, além dos ásanas, o treinamento e controle da respiração, dos desejos, uma preocupação severa com a alimentação e o aprendizado da meditação e uso de mantras.
A prática regular da yoga, nos acalma, aquieta nossa mente e relaxa nosso estado de espírito. O praticante encontra dentro de si a paz que sempre esteve lá, mas impedida de se expressar. A yoga nos liberta da dor, da tristeza, da depressão, sem falar em outras enfermidades.

A yoga nos ensina também a prática da ética através de seus Yamas (controle ou domínio) e Niyamas (disciplina). Os yamas são cinco: ahimsá (ou não violência), satya (ou a prática da verdade), asteya (ou não roubar), brahmacharya (ou o não desvirtuamento da sexualidade), e aparigraha (ou o não apego). Os Yamas fazem parte da prática do controle dos impulsos naturais, que se manifestam através de cinco órgãos de ação: a boca, os braços, as pernas e os órgãos sexual e excretor.

Os Niyamas se dividem em cinco disciplinas: shauchan (ou purificação), santosha (ou contentamento), tapas (ou austeridade), swadhyayá (ou estudo) e autoconhecimento. Essas práticas fazem parte do aprendizado do domínio dos cinco órgãos de percepção: olhos, ouvidos, nariz, língua e pele.

Para alcançar a plenitude e benefícios da YOGA:

Meditação
Respiração
Disciplina
Mantras
Alimentação.


Objetivos

Autoconhecimento
Equilíbrio entre corpo e mente,
Saúde física e espiritual, mas sempre tendo como meta final atingir o estado de hiperconsciência.