segunda-feira, 3 de agosto de 2009

YOGA - LEGADO VEDICO

LEGADO VÉDICO

Os típicos textos tântricos originais apresentam-se em forma de diálogo e não são atribuídos a nenhum autor humano, mas à própria Divindade. Os textos em que Shiva é o Guru são chamados de Ágama; e os textos em que a Shakti é a Guru são chamados Nigama. As obras posteriores tendem a ser atribuídas a autores humanos (Rsis).
O tantrismo é um universo muito grande, complexo e pouco explorado. Por isso focaremos a nossa atenção à tradição yóguica que nasceu do legado védico.
Segundo a tradição hindu existem 64 Tantras, que poderíamos chamar de clássicos, embora existam diversas obras, como citamos anteriormente, que são atribuídas aos Rsis tântricos. Estes livros falam da criação, de fisiologia do ser humano (corpo grosso, sutil e causal), da Kundalini Shakti, das técnicas de purificação física e mental, da iluminação e, alguns, da sexualidade sagrada.
Alguns livros definem os Tantras como 'Tanyate vistaryate jnanam anena iti Tantra", que pode ser traduzido de uma forma livre por: (Tantra é aquilo pelo qual o conhecimento se expande permitindo o nascimento da verdadeira Sabedoria.)
Os Tantras, embora estejam vinculados a um grande número de obras escritas com tendências não dualistas (Advaita), são, acima de tudo, uma prática de realização. Por isso, neles, o Yoga é um elemento central e é usado de acordo com as características e as necessidades da personalidade de cada praticante.

O significado da palavra Yoga, neste caso específico, é disciplina, pois somente mais tarde é que o Rsi Patanjali utilizou essa palavra para denominar o sistema compilado por ele.
No início da época que estamos denominando de Pré-Clássico, na verdade não existiam divisões na disciplina. O ser humano passava pelas diversas fases da vida que poderíamos dividir em:

- Pré-pessoais (instintiva), correspondente aos aspectos da personalidade contido nos Chakras Muladhara e Swadhisthana (fase infantil).
- Pessoais (emoções e sentimentos), correspondentes aos aspectos da personalidade inerentes ao Chakras Manipura e Anahata (fase da juventude).
- Transpessoais (conhecimento), correspondente ao Chakra Ajna (fase adulta).
- E, finalmente, a fase que denominamos Impessoal (fase da sabedoria), correspondendo ao Chakra Sahasrara.